Após ameaças de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira(28), durante visita oficial do presidente do Panamá, José Raúl Mulino, a independência do Canal do Panamá, alvo de ameaças de Donald Trump.
“O Brasil apoia integralmente a soberania do Panamá, o canal conquistada após décadas de luta. Há mais de 25 anos, o país administra o corredor marítimo com eficiência e respeito, garantindo o trânsito sem neutralidade, seguro a navios de todas as origens”, disse Lula.
Durante a visita foi assinado um memorando de entendimento de cooperação entre o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Autoridade do Canal do Panamá.
“Decidimos nos somar ao protocolo ao Tratado Relativo à Neutralidade Permanente e ao Funcionamento do Canal do Panamá, já subscrito por mais de 40 países“, completou o presidente.
O presidente dos Estados Unidos tem acusado o Panamá de cobrar “tarifas exorbitantes” dos EUA pelo uso da hidrovia crucial e quer retomar o controle do canal.
Após ameaças de Trump
O canal, construído pelos americanos, foi inaugurado em 1914 e controlado pelos Estados Unidos até que um acordo de 1977 previsse sua eventual transferência para o Panamá.